APCD-Saúde
Facebook - APCD da Saúde Twitter - APCD da Saúde Temos WiFi
Central de Atendimento APCD

Central de Atendimento

(11) 5078-7960

Contexto: - Modalidade: - Area:Destaque Home Principal - Evento:


legendaFoto:
Modalidade:
Contexto: Home
Evento:

30/03/2017

Ttulo: Avanços e desafios do tratamento odontológico a pacientes autistas

Manchete:

Resumo:


Avanços e desafios do tratamento odontológico a pacientes autistas

As pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) representam cerca de 1% da população mundial, de acordo com a Sociedade Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association). Este grupo expressivo apresenta índices elevados de doenças odontológicas, em função das dificuldades na higienização.

 

No Brasil, houve avanços consideráveis na oferta de tratamento a pacientes autistas em consultórios e clínicas privadas. O método tradicional de sedação do paciente com anestesia geral antes do início dos procedimentos vem aos poucos sendo substituído por um tratamento humanizado.

 

“O primeiro passo é uma consulta com os pais ou cuidadores. Em seguida, o paciente autista assiste em casa a um vídeo de animação, que explica o procedimento odontológico. O autista precisa de previsibilidade das ações,” afirma Adriana Zink, que há 22 anos trata pacientes autistas em São Paulo.

 

No consultório, relata Adriana, o paciente autista tem a opção de começar brincando em um tapete no chão. A partir da segunda consulta, quando já está familiarizado com o tratamento, muitos pacientes vão diretamente para a cadeira.

 

Alguns pacientes resistem ao tratamento e se faz necessário o uso no consultório de um estabilizador. Nas situações extremas, é necessário sedar o paciente, o que geralmente é feito em um hospital. O objetivo é reduzir o número de pacientes tratados por meio de sedação e estabilizador.

 

“Nossa sociedade está avançando no sentido da inclusão de pessoas com necessidades especiais, o que é muito positivo. A Odontologia precisa estar em linha com este esforço, trabalhando pela humanização dos tratamentos,” afirma Juliano do Vale, presidente do CFO.

 

Se houve progressos consideráveis no acesso de pacientes autistas ao tratamento na rede privada, afirma Adriana, o atendimento na rede pública ainda continua a ser um desafio. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) têm poucos cirurgiões-dentistas com especialidade em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais.

 

“A solução seria o Ministério da Saúde promover um programa de capacitação em massa dos cirurgiões-dentistas das UBS,” sugere Adriana. “É muito importante também que a Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais se torne uma disciplina obrigatória nas faculdades.”

Ver Todas

Leia Mais

Jantar de Confraternização da APCD Saúde - 2014

No dia 13 de dezembro de 2014 (sábado) às 20h00, foi realizado o jantar de confraternização da APCD Saúde

Noite Italiana, associados e familiares compareceram para celebrar o fim de mais um ano.

Ver Todas

Leia Mais

CFO autoriza uso da Toxina Botulínica e Ácido hialurônico para fins odontológicos

CFO

Ver Todas

Leia Mais

CFO propõe inclusão do Cirurgião-Dentista ao Simples Nacional

A proposta foi prontamente acolhida pelo Ministro, que se prontificou, juntamente com o CFO, a subsidiá-lo com as informações necessárias ao referido pleito.

Ver Todas

Leia Mais

EAP completa 60 anos com uma história de evolução e conquistas

Era década de 1950, e o então presidente da APCD, Francisco C. Py, com uma visão ousada para a época, deu início aos estudos para a criação da primeira Escola de Aperfeiçoamento Profissional do Brasil

EAPA criação de um Centro de Atualização naquela época era algo inédito. Ao propiciar esse encontro entre os Cirurgiões-Dentistas, a EAP atingiria seu objetivo de melhorar o nível científico dos Cirurgiões-Dentistas, a qualidade da saúde bucal das pessoas e de prestar atendimento odontológico à comunidade carente.

Ver Todas

Leia Mais

Lactobacilos vivos ajudam a combater doença periodontal

Os estudos clínicos publicados no Acta Odontologica Scandinavica contataram uma redução de 85% no sangramento gengival

LactobacillusUma indústria farmacêutica sueca desenvolveu uma pastilha com lactobacillus reuteri Prodentis, que atua na microflora bucal, reduzindo a ação...

Ver Todas

Leia Mais

ÁREA DE VÍDEOS

Aqui você encontra os últimos vídeos

Ver Todos

Últimas Notícias

Aqui você encontra as últimas notícias

Hands-on Sistema de Facetas Componeer

16/08/2017

Curso Rápido. Matrículas Abertas!!!

Curso de Atualização em Implantodontia

02/08/2017

Não fique de fora... Garanta sua vaga no curso de Implantodontia.

Curso Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)

04/07/2017

Curso Oficialmente reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia.

Ver Todas

© 2011 APCD - Regional Saúde. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: PWI Sistemas